Para ler e se emocionar!

Para ler e se emocionar!
A menina que veio de longe (2012, 82 p.)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Marion Garcia

A Menina que Veio de Longe (Andréa Ilha)

Eu me chamo Marion Garcia, tenho 16 anos e estou no 3º ano do Ensino Médio, sou de uma família humilde e também sou negro como a Dulce. Meus pais nunca tiveram muito dinheiro, mas graças a Deus temos a nossa casa e temos carro tudo conquistado com muito suor. Tenho mais três irmãos, sempre quando se mudaram de casa  para outro trabalho eles levam a gente para ter certeza que nuca vai nos faltar nada e que estaremos sempre protegidos.
Meu avô teve onze filhos, e eles eram humildes mesmo, viviam só do que colhiam da lavoura e precisava da ajuda dos filhos para trabalhar, então tirou minha mãe da escola com 9 anos, quando ela estava na terceira série,  então não pode estudar mais, ela começou a trabalhar em casas de família e não parou mais.

Me pai também é a mesma história só que ele parou na quinta série, e foi trabalhar de peão em fazendas, e também não parou mais. E eles hoje sofrem por causa disto porque trabalham demais para ganhar muito pouco e dizem que não é para mim parar de estudar para eu ter um futuro bem melhor depois.


Essa é uma história que tem um pouco de tudo, ela é engraçada, triste e ainda tem uma história de amor. O livro tem fatos bem parecidos com a vida real, uma família humilde que tenta buscar melhores condições de vida, que acima de tudo ainda são negros.
Se mudam de uma cidade para outra em busca de trabalho e depois acabam decidindo se mudar para outro país deixando a filha para trás morando com a avó. A menina sofre muito, por ter que se separar dos pais, ela ficou morando com avó e também com a prima que decidiu tirar uns tempos por lá.
A menina já tem muitos amigos, e eles fazem muitas coisas juntos, brincadeiras e tudo mais, e sempre quando a Dulce precisava eles estavam ali para apoia-la, e na escola ela também é ótima.
Mas a menina infelizmente perde os pais em um acidente de carro, e isto é uma coisa horrível, deve ser muito difícil viver sem os pais. Eu mesmo não me imagino viver sem meus, eu sei que um dia isto vai acontecer, mas eu não me imagino viver sem eles. Porque eles são tudo para mim, estão sempre ali quando eu preciso, prontos para me apoiar. O livro é muito bom, gostei muito, entre poucos que li este foi o melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário